Krazy Katz

Gil Kane - Espada e FeitiçariaGil Kane começou a trabalhar com quadrinhos em 1942, mas sua revolução começou no final da década de 50, quando surgiu a oportunidade de recriar alguns super-heróis da era de ouro para a Natonal Periodical Publications, atual DC Comics. Seu trabalho simplesmente criou uma nova estética para os quadrinhos, com ângulos inusitados, modelos ágeis, rostos expressivos e anatomia perfeita. Da DC ele passou para a Marvel Comics, onde desenhou a maioria dos personagens da editora – entre eles, alguns dos melhores momentos de Homem-Aranha e Kazar. Foi uma época de grande produção: Gil Kane não parava de desenhar! Nos anos 80 ele começou a trabalhar em projetos de animação e se afastou por um tempo dos quadrinhos. Quando ele tentou retornar, no final da década, as coisas já haviam mudado um pouco. Havia um tal de Jim Lee e uns tantos imitadores que agora davam as cartas, desenhamdo personagens com um monte de músculos, totalmente desproporcionais, com mulheres que mais pareciam uma mistura de peruas-típicas-americanas e prostitutas. Eis uma declaração do próprio desenhista, publicada no site GrapHiQ, no artigo de Mário Latino:

“Entrei em contato com a DC e senti certa resistência deles para me dar trabalho de novo. Eu não entendia os motivos…Foi aí que percebi que todo mundo estava desenhando no estilo ‘mangá’, e que Jim Lee, Liefeld e McFarlane – e um bocado de imitadores – estavam ocupando todos os espaços. Meu estilo não tinha nada a ver com a nova estética predominante. Os novos super-heróis, sombrios e armados até os dentes, pesavam 50 quilos a mais e eram, pelo menos, duas cabeças mais altos que os que eu estava desenhando!”
(Clique no texto para ler o artigo completo, que é ótimo para conhecer um pouco mais sobre a história desse grande artista)

O Anel do NibelungoBom, a questão é que Kane precisava fazer alguma coisa. E fez! Em 1990 ele lançou sua obra-prima – The Nibelungs –, e deu a volta por cima! O livro foi lançado no Brasil na esteira do sucesso de O Senhos dos Anéis com o título de O Anel do Nibelungo, pela Ópera Gráfica.

Kane morreria 10 anos depois. Eli Katz – seu verdadeiro nome – nasceu na Letônia em 1926 e, nos Estados Unidos, deixou uma marca profunda na história dos comics.

Para baixar wallpapers com a arte de Gil Kane, clique no desenho acima, que abre este texto.

Para saber mais visite:
• Gil Kane no Gibindex
• Gil Kane na Wikipedia em inglês e em português.
Lambiek.net
Gallery Photon

Um comentário em “Krazy Katz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s