Batman e a violência no Rio

O Cavaleiro das Trevas - Edição DefinitivaHá um site excelente na internet que todo brasileiro deveria conhecer: Deu no Jornal. Ele é mantido pela Transparência Brasil, uma organização independente, criada no ano 2000 por um grupo de indivíduos e organizações não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção.

Esse site tem um blog editado por Marcelo Soares (que também deveria ser visitado com freqüência), onde recentemente foi publicado um texto bem interessante que traça um paralelo entre Batman, O Cavaleiro das Trevas – a obra prima de Frank Miller lançada pela primeira vez no Brasil em 87 – e a atual onda de violência que assola cidades com Rio de Janeiro e São Paulo.

O texto noticia o relançamento desse álbum pela Panini Comics, num volume de luxo que a editora chama de “versão definitiva” (tem até capa dura e alguns extras) e reúne tanto a primeira (e espetacular) história que colocou definitivamente Frank Miller entre os monstros sagrados dos quadrinhos, como aquela continuação sem propósito, chamada DK2.

Mas o autor do blog não deixa escapar a oportunidade de falar do terror que a população brasileira vive (ou sobrevive). Leia o trecho abaixo e clique no texto para ler o artigo completo:

“O Batman do Miller dos anos 80 descrê da eficácia dos poderes constituídos, sempre muito preocupados com sua própria perpetuação marqueteira para poder evitar catástrofes. A imprensa – que teoricamente poderia cobrar postura do poder – é, no retrato de Miller, manietada pelo poder e subjugada pela própria superficialidade. Ainda assim, vê no indivíduo determinado a possibilidade de desnudar a farsa e tentar fazer algo, em pequena escala.”

A violência que aterroriza cariocas, paulistas e cidadãos brasileiros, faz refém a democracia e a cidadania, e revela a face cruel de políticos desinteressados em tratar o problema de frente.

Para ler mais sobre a obra genial de Frank Miller, clique aqui. Leia na Wikipedia o verbete sobre Miller.
Baixe papéis de parede do Batman, clicando aqui.

4 comentários em “Batman e a violência no Rio

  1. Eu é que agradeço, Marcelo, pelo trabalho que a equipe do Transparência Brasil realiza pela implantação de uma democracia verdadeira neste país entregue nas mãos de corruptos e facínoras impunes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s