Uma homenagem a Monteiro Filho

Leia o belo texto abaixo, publicado em janeiro de 1971 na revista O Judoka nº22, da Ebal, sobre o Suplemento Juvenil e o I Congresso Internacional de Histórias em Quadrinhos que aconteceu no Museu de Arte de São Paulo (MASP) em novembro de 1970. O texto acaba sendo uma pequena homenagem ao grande desenhista Monteiro Filho:

Adolfo Aizen no Congresso de Quadrinhos
Logo do Congresso de Histórias-em-Quadrinhos“Os siderados, os conhecedores, os estudiosos das histórias-em-quadrinhos, sediaram a época em que apareceu o Suplemento Juvenil, no Rio, como a Época de Ouro – 1934-1940. E foi assim que apareceu no grande cartaz da Exposição do Museu de Arte de São Paulo, quando da realização do Congresso Internacional de Histórias-em-Quadrinhos. O homem a quem se deve essa Época de Ouro, atual Diretor da Editora Brasil-América, aqui aparece em frente ao painel, revendo os nomes dos seus colaboradores daquele tempo: J.Carlos, Carlos A. Thiré, Francisco Aquarone, Israel Ferreira, Luís Sá, Renato Silva, Rodolfo Iltscke, Sigismundo Walpetéris, Solón Botelho, Théo, Monteiro Filho e quantos outros! De todos, Monteiro Filho até agora continua conosco, cada vez melhor, cada vez mais amigo, cada vez mais trabalhador. Felizes os homens de empresa que têm um Monteiro Filho ao seu lado! E o Diretor da Ebal é um homem feliz.”

Clique na foto acima para ampliá-la

5 comentários em “Uma homenagem a Monteiro Filho

  1. Obrigado pelo incentivo, Bira. Tenho muita coisa para postar, mas pouco tempo… Então, vou fazendo conforme minha possibilidade. Gostei do seu blog e fotoblog!!!

    1. Obrigado pelo apoio, Elcio! Publico poucos textos por absoluta falta de tempo, mas procuro resgatar um pouco da história dos quadrinhos e valorizar os desenhistas do Brasil. Esteja à vontade para comentar e aparecer por aqui sempre!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s