Outro quarteto fantástico

Clique para ampliar a imagem
Se você acha que as Tartarugas Ninja são aqueles personagens simpáticos e, de certa forma, “fofinhos” que se popularizaram em desenhos animados para TV e histórias em quadrinhos quase infantis, esqueça. Elas foram criadas em 1983 por Kevin Eastman e Peter Laird, dois desenhistas norte-americanos que desejavam fazer algo diferente… e conseguiram.  Afinal, existem muitos heróis adolescentes, muitos mutantes, vários ninjas. Podemos até encontrar tartarugas que são “heróis”. Tarugo da Turma da Mata, do Maurício de Souza, e Touché, de Hanna-Barbera, não me deixam mentir. Agora, juntar todas essas características num mesmo personagem (ou em quatro irmãos) e ainda adicionar muita pancadaria, é que são elas. É que as tartarugas adolescentes mutantes ninjas foram desenvolvidas num “brainstorming” meio maluco!

Eastman e Laird abriram a Primeira página dos quadrinhos originais das tartarugas mutantesMirage Studios para publicar seus personagens, que eram destinados a um público que consumia quadrinhos alternativos. A série ganhou fama rapidamente no meio underground e logo extrapolou esse mercado. Foi aí que as tartarugas sofreram mutações em sua estrutura original para atender ao novo público alvo: o infantil. Com a série de animação para TV e quadrinhos mais leves, acrescidos de novos personagens, vieram bonecos, brinquedos, filmes para cinema e muito merchandising. Isso mudou de vez a cara e a história original dos personagens de Eastman e Laird.

Para saber mais sobre os personagens originais, visite este site que mostra quase todas as capas das revistas de Eastman e Laird. E veja sua evolução comparando com as outras capas de outros comics das tartarugas, que estão disponíveis no mesmo site, mas neste link.

Quer saber de mais detalhes da história das tartarugas mutantes? Então leia o texto escrito por Fabiano da Costa Höltz, que é bem completo e está publicado no site HQManiacs, clicando aqui, para ler a primeira parte, e aqui, para ler a parte final. Se você quer ampliar os desenhos acima das tartarugas originais de Eastman e Laird, clique aqui e aqui.

Baixe papéis de parede baseados no filme em animação 3-D, que estréia esta semana no Brasil, clicando aqui.

Links importantes sobre as Tartarugas Ninja:
> Leia a primeira história das Tartarugas (em inglês) no site oficial dos personagens.
> Tartarugas Ninja na Wikipedia, em português e em inglês.
> Texto publicado no site Newsarama sobre as revistas em quadrinhos das Tartarugas Ninja.

2 comentários em “Outro quarteto fantástico

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s