O poeta e os russos

The Danish Poet
Ainda não assisti à maioria das sessões deste Anima Mundi 2007, mas de todas as que vi até o momento, se tivesse que escolher apenas dois filmes, um deles seria o premiado The Danish Poet, de Torill Kove, (exibido na sessão Curtas 10) que ganhou o Oscar de Melhor Curta de Animação neste ano. Esta animação tem apenas 15 minutos e traz a atriz Liv Ullmann como narradora de uma singela história de amor cheia de desencontros, que começa quando um jovem poeta viaja, em busca de inspiração, para conhecer a célebre escritora Sigrid Undset, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura.

O outro seria Moya Lyubov – cuja tradução é Meu Amor –, do consagrado animador russo Alexandre Petrov, que utiliza a técnica de pintura sobre vidro para realizar uma obra sem igual, onde o diretor consegue captar as emoções humanas através de traços e cores que nos trazem a lembrança a pintura romântica de Renoir. O filme, exibido na sessão Curtas 2, tem um pouco mais de 26 minutos e conta a história de um garoto que está fazendo 16 anos e começa a descobrir os mistérios do amor e da sedução.
Moya Lyubov

Não foi por acaso que estes dois filmes ganharam dois dos principais prêmios do Anima Mundi no Rio de Janeiro: enquanto o filme russo foi escolhido pelo Juri Profissional como a Melhor Animação do festival, The Danish Poet recebeu o prêmio de Melhor Roteiro (Clique aqui para ler a matéria publicada no JB Online).

Poster originalAliás, a animação da Russia é um dos destaques desta edição do festival. Filmes como Lavatory-Lovestory, de Konstantin Bronzit (que pode ser conferido na sessão Curtas 15), o autor da criativa e alegre abertuta do Anima Mundi 2007; Caution, the Doors are Opening!, de Anastasia Zhuravleva, exibido em Curtas 11, e Príncipe Vladimir, excelente longa-metragem de Yury Kulakov e Yury Batanin, que será exibido no sábado e no domingo. Outra sessão imperdível é a que homenageia o animador Mikhail Aldashin, que será exibida hoje e domingo, e apresenta sete animações excelentes do premiado diretor russo. Leia aqui matéria publicada no portal de notícias G1.

Para baixar o poster original do filme Príncipe Vladimir, clique na imagem ao lado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s