Jack Kirby, o criador de heróis

Tales of Suspense #58 - Clique para ampliarThe Mighty Thor #177 - Clique para ampliar
Na terça-feira passada, 28 de agosto, dia em que Jack Kirby completaria 90 anos, Tom Brevoort, Editor Executivo da Marvel, fez uma homenagem ao grande criador de heróis Kid Colt Outlaw #116 - Clique para ampliarselecionando no site da editora as 38 melhores capas de Kirby produzidas para a Marvel Comics, além de postar um pequeno texto-tributo em seu blog. Apesar desta seleção ser bem parcial, pois não contempla os trabalhos de Kirby em outras editoras, as capas selecionadas (que podem ser conferidas aqui) dão uma pequena mostra da genialidade deste monumental artista dos quadrinhos.

Jacob Kurtzberg, seu nome de batismo, foi um dos mais importantes e aclamados artistas da arte seqüêncial nos Estados Unidos. Seu traço marcante e enérgico influenciou uma geração de desenhistas e seu talento criativo foi o responsável Fantastic Four #39 - Clique para ampliar(e co-responsável) pelo surgimento de grandes personagens das histórias em quadrinhos, que marcaram época e fazem parte da cultura pop mundial, como o Quarteto Fantástico, Hulk, X-Men, Thor, Surfista Prateado, Galactus, Capitão América, Homem de Ferro, Os Novos Deuses, Magneto, Os Inumanos, Ego – o Planeta Vivo, Kamandi, Darkseid e muitos outros. Embora suas capas sejam marcantes, Kirby se destacava contando uma história e desenhando-a. A estrutura gráfica de seus quadrinhos, o movimento de seus personagens e as imagens épicas que ele construía davam uma nova dimensão às suas histórias. Além de um fenomenal desenhista, Kirby foi também escritor e editor de quadrinhos. Não era sem razão que ele era chamado de Jack “King” Kirby.

Tales of Suspense #82Das 38 capas selecionadas por Brevoort no site da Marvel, escolhi dez e fiz um slideshow que pode ser conferido clicando-se aqui.
Todas as capas desse slideshow podem ser clicadas e ampliadas. As quatro que ilustram este texto também podem ser ampliadas, bastando que você clique nelas (duas delas não estão no slideshow, mas fazem parte da seleção de Brevoort).
A capa da revista Tales of Suspense #82 (à esquerda), foi publicada no Brasil na revista O Capitão Z, número 9, lançada pela Editora Brasil-América (Ebal) em abril de 1968. A revista trazia as aventuras do invencível Homem de Ferro com as histórias A Volta do Homem de Titânio e Que Vença o Mais Forte, ambas de Stan Lee e Gene Colan; e Capitão América com o início da história Caveira, o Supremo, de Stan Lee e Jack Kirby.

Fiz papéis de parede com diversos personagens criados por Jack Kirby, que podem ser vistos clicando-se nos nomes dos heróis com links, no texto acima. No menu ao lado você pode ler mais sobre os personagens citados neste texto.

4 comentários em “Jack Kirby, o criador de heróis

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s