O incomparável Mr. Ed

Dino - Clique para ampliarWilma - Clique para ampliar
Fred e Barney - Clique para ampliarFred joga boliche - Clique para ampliar
Quando, na minha infância, eu assistia às animações de Dom Pixote, Pepe Legal, Os Flintstones, nem imaginava que, diante de meus olhos, estavam algumas pérolas da animação mundial; verdadeiras obras de arte que, na época, eram menosprezadas pelos adultos. A televisão era assim, a irmã menos conceituada do cinema. Mas, por trás daquelas histórias divertidas, por vezes irônicas, muitas vezes brilhantes, havia o trabalho de um animador que marcou época: Mr. Ed Benedict.Lippy, the Lion - Clique para ampliar

Como a maioria dos desenhistas que trabalhavam em animação, nos anos 1930, Benedict começou nos estúdios Disney, mas em 1933 ele passou a trabalhar com Walter Lantz – o criador do Picapau – na Universal, onde ficou até retornar à Disney, na década de 40, quando realizou alguns desenhos animados educativos. Foi nessa década que o genial desenhista passou a realizar filmes publicitários de animação. Seu estilo personalíssimo marcou época na televisão dos Estados Unidos e criou uma legião de seguidores. Em 1952, foi levado por seu amigo Tex Avery para a MGM, onde passou a fazer diversos trabalhos, incluindo o Droopy, aquele cãozinho chato que muita gente adora.

Fred Flintstone - Clique para ver os desenhos de BenedictNão passou muito tempo para seu trabalho chamar a atenção de William Hanna e Joseph Barbera, que começavam a lançar desenhos animados de sucesso na TV. Ed foi contratado pela dupla e se tornou o principal desenhista dos estúdios Hanna-Barbera. No final da década de 50 e início da década de 60, Mr. Ed criou e desenhou os principais personagens do estúdio, entre eles, Zé Colmeia (Yogi Bear), Dom Pixote (Huckleberry Hound), Lippy, Pepe Legal (Quick Draw McGraw) e tantos outros.

Mas, uma de suas maiores criações para a Hanna-Barbera é, sem dúvida, a grande família da idade da pedra: Os Flintstones. Foi nesta série animada que o estilo característico de Benedict mais se adequou. O design das casas, dos cenários, os animais, personagens, tudo foi trabalhado com perfeição (clique aqui). A animação, que deveria ser simples, não perdeu em beleza e expressividade. Aliás, tudo que Ed Benedict fazia tinha uma expressão tão admirável, que parecia ganhar uma vida própria. Muito antes de Os Simpsons ganharem notoriedade, os Flintstones eram os reis da telinha. Inesquecíveis dinossauros! Iabadabaduuu!
Fred e Barney - Clique para ampliarFred e Wilma - Clique para ampliar

Veja alguns dos trabalhos de publicidade de Ed Benedict postados no blog Cartoon Modern. Alguns desenhos e backgrounds Clique para ampliardo desenhista podem ser conferidos aqui, aqui e aqui. Para assistir um trecho de Os Flintstones, clique aqui.

Todas as imagens publicadas neste texto podem ser ampliadas. Para ver um slideshow com trabalhos de Ed Benedict em Os Flintstones, clique aqui.

Para ler mais sobre Hanna-Barbera, clique aqui. Para baixar papéis de parede com personagens de Hanna-Barbera, clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s