Will Eisner, o sonhador

Will Eisner - Clique para ver o trailer Will Eisner: Portrait of a Sequential ArtistWill Eisner - Clique para ver o trailer Will Eisner: Portrait of a Sequential ArtistWill Eisner - Clique para ver o trailer Will Eisner: Portrait of a Sequential Artist
“Na melhor das hipóteses, a sociedade tende a considerar seus sonhadores com tolerância. Sonhadores caminham pela vida com um ritmo todo pessoal. Eles tomam decisões ou se interessam por empreendimentos que, muitas vezes, parecem ingênuos e duvidosos para os pragmáticos, que, no fim, prosperam em oportunidades disseminadas pela fantasia e devaneios.” É assim que o genial desenhista Will Eisner inicia o prefácio de O Sonhador, uma graphic novel de sua autoria que a Devir acaba de lançar. E ninguém melhor do que o autor para explicar sua obra, quase auto-biográfica.

A história se passa em meados dos anos 30, quando a indústria das revistas em quadrinhos começou a se tornar popular. “Novos estúdios de produção de revistas em quadrinhos apareceram subitamente e prosperaram quase que da noite para o dia”, lembra Eisner. Embora O Sonhador tenha sido elaborado como uma obra de ficção, “no fim tomou a forma de um relato histórico”, confessa. E é verdade. O personagem se chama Billy Eiron (uma referência clara ao seu nome), e em sua jornada ele encontra gente famosa como Bob Kane, Jack Kirby, Lou Fine, George Tuska, entre outros. Ou seja: quem é fascinado por quadrinhos irá encontrar neste livro uma série de referências históricas retratadas por ninguém menos que um dos grandes nomes dessa arte, que Eisner costumava chamar de “arte seqüêncial”.

Spirit - The Return of Autumn Mews - 2/10/49 - Clique para ampliarCoincidentemente, durante o Austin Film Festival, que aconteceu entre 11 e 18 de outubro, foi apresentado o documentário Will Eisner: Portrait of a Sequential Artist (cujo o trailer você pode assistir clicando na imagem acima), dirigido por Andrew D. Cooke. O filme conta a carreira de mais de 60 anos do consagrado mestre, que inspirou toda uma geração de artistas e leitores.

Mas este não é o primeiro documentário que conta a trajetória de Will Eisner. Os brasileiros Marisa Furtado e Paulo Serran realizaram o elogiadíssimo documentário Will Eisner – Profissão Cartunista, que recebeu o troféu HQ Mix em 1999. Dividido em três partes de aproximadamente uma hora cada, o filme foi co-produzido pela TV Senac (hoje, SescTV) para exibição em TV a cabo.

Spirit e suas mulheres fatais - Money, Money - 23/11/1947 - Clique para ampliarA primeira parte é focada exclusivamente na história de um dos mais importantes e criativos personagens dos quadrinhos, Spirit, criado por Eisner no início dos anos 40. A segunda parte – chamada de O Sonho – conta o início da carreira do artista sonhador que sempre lutou para que os quadrinhos tivessem status de arte. Master Class é o nome da terceira parte do documentário que é, praticamente, uma aula magna com o mestre quadrinista falando sobre as técnicas e o desenvolvimento do que ele chama de arte seqüêncial.

Um grande diferencial desta produção foi o processo de animação pelo qual passaram os desenhos de Eisner, que deixou o autor exultante: “Ficou excelente! As seqüências animadas estão brilhantes”, disse Spirit - A River of Crime - 30/11/1947 - Clique para ampliardepois de ver o documentário. Entre os artistas que participam prestando depoimentos, estão Ziraldo, Angeli, Jerry Robinson, Jano, entre outros. Infelizmente Will Eisner – Profissão Cartunista ainda não foi lançado em DVD. Assim, quem tiver interesse em assisti-lo tem que acompanhar a programação da SescTV e torcer para que ele seja reprisado.

No próximo dia 3 de janeiro de 2008, fará 3 anos que William Erwin Eisner morreu. Leia aqui um texto emocionante que o desenhista Maurício de Souza escreveu no dia 4, quando soube de sua morte.
Para saber mais leia o verbete sobre Eisner na Wikipédia em português e em inglês, e na Comiclopedia.
Visite também o site oficial do artista e a página de Eisner na Devir, que já lançou sete livros do grande mestre.

Para baixar alguns papéis de parede que fiz a partir de desenhos de Will Eisner, clique aqui.

Will Eisner

5 comentários em “Will Eisner, o sonhador

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s