Watchmen, um grande filme para 2009

Esse cara não é nada engraçado! CLIQUE PARA AMPLIAR ESTA FOTO EM ÓTIMA RESOLUÇÃO
Ontem, o portal UOL publicou em sua página de cinema a matéria “Diretor de Watchmen diz que cedeu a pressões dos produtores“. Ao ler esse título, imediatamente pensamos “Pronto! Lá vem bomba! Zack Snyder brigou com os produtores e o filme dos controvertidos personagens recriados por Alan Moore vai perder sua essência!!!” Bobagem… não é nada disso o que está escrito no texto, embora o título – sensacionalista – dê essa falsa impressão. O diretor comentou sobre a possibilidade de o filme não receber a classificação PG13 e os cuidados que ele – a pedido dos produtores – teve para que o filme ficasse dentro dessa classificação. Pronto! Foi só ele falar isso no meio de outras declarações importantes que a manchete ganha um tom panfletário!
Acidente em laboratório o transforma num super-herói - CLIQUE PARA AMPLIAR ESTA IMAGEM EM ÓTIMA RESOLUÇÃO Coruja e Espectral (fora do quadro -amplie em ótima resolução, para vê-la) saem no braço contra prisioneiros.
Na matéria publicada ontem no site do UOL, Mariane Morisawa conta como foi a exibição especial de 30 minutos do filme Watchmen numa sala praticamenteCLIQUE PARA AMPLIAR ESTE POSTER EM ÓTIMA RESOLUÇÃO lotada do Vue West End, em Londres. Apresentada pelo próprio diretor do filme, Zack Snyder, a seção mostrou três seqüências do filme: o início; outra com o Dr. Manhattan em Marte e uma cena de luta com o Coruja e Espectral (veja foto menor acima à esquerda). Depois da sessão, o diretor respondeu às perguntas dos jornalistas junto com o desenhista Dave Gibbons. Falou como ficou “embasbacado” depois de ler Watchmen pela primeira vez e a definiu como “a história em quadrinhos que mudou o jeito como essa mídia é percebida”. Mesmo assim, o diretor nunca havia pensado em transformá-la num filme, mas quando o convite da Warner veio, ele resolveu aceitar para que a fantástica história criada por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons não caísse nas mãos de “alguém que não fosse fiel ao espírito da graphic novel”.

Gibbons explicou porque Alan Moore não aceitou participar e, finalmente, Zack Snyder contou como teve que negociar com os produtores para que o filme não fosse classificado acima de PG13. Num tom sensato, o diretor afirmou que “foi uma relação em que ambos os lados tiveram de ceder. Não quero ser um idiota e dizer que este é meu filme de arte, que não me importo com o público. Quero que muitas pessoas assistam e tenham essa experiência”. Snyder acha que o público quer uma razão para ir ao cinema e quer ver algo novo. “Espero que Watchmen lhes dê isso”, concluiu.
CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO POSTER DA ESPECTRAL CLIQUE PARA AMPLIAR O POSTER DO CORUJA
No final do texto, Mariane Morisawa faz uma análise sobre o que viu naqueles 30 minutos de exibição: “O diretor Zack Snyder é, no mínimo, habilidoso com as imagens, especialmente com as cenas de ação. A cena de abertura é uma luta não só bem coreografada como bem filmada. Não há aquela câmera balançando, aqueles golpes que você não sabe de onde vieram – nem para onde foram*. Tudo é milimétrico.” E conclui, deixando os fãs muito animados ao afirmar que “Watchmen não é um material simples, para quem gosta dos super-heróis normais. Mas, pelas cenas apresentadas, tem energia e ação de sobra para ser mais um sucesso de bilheteria.”
O Comediante e suas piadas mortais - CLIQUE PARA AMPLIAR ESTA FOTO EM ÓTIMA RESOLUÇÃO
*A propósito dessa observação da Mariane:
Pois é… não é qualquer diretor que sabe realizar cenas de ação. Alguns acham que basta colocar a câmera balançando no meio da agitação e tudo se resolve. Várias cenas de ação do último filme do 007 têm essa caracteristica: é tanto movimento que o espectador não sabe o que está acontecendo. Diferente do tenso e brilhante 007 Cassino Royale, a continuação que está agora em cartaz, tem um roteiro bem mais fraco e cenas de ação desnorteantes.
CLIQUE PARA AMPLIAR O POSTER DO DR. MANHATAN EM ÓTIMA RESOLUÇÃO CLIQUE PARA AMPLIAR O POSTER DO COMEDIANTE EM ÓTIMA RESOLUÇÃO
Para ler toda a matéria de Mariane, clique aqui. Veja imagens e leia tudo o que foi publicado sobre Watchmen neste blog. Assista ao excelente segundo trailer do filme. Baixe, também, papéis de parede.

4 comentários em “Watchmen, um grande filme para 2009

  1. isso me lembrou uma cena que acho muito tosca, do Missão Impossível… depois de uma sequência até legal de perseguição o Tom Cruise pára a moto (que está em alta velocidade) com o pé… HÃ?!?! nem gasta a sola da bota! hauahuhauhau

    beijos e saudades!
    devo não nego, pago quando puder… rs
    esta semana estou de folga e depois de visitar os blogs amigos, próximo ítem da lista é e-mail para o francisco! rs…

    ainda não entendo como meus amigos me amam, mesmo ausente!… nesta semana tb farei uma viagem rápida para visitar minha melhor amiga que não vejo há um ano, e ele só mora a 200km de mim, acredita?!

    beijos mil

  2. Zandali
    Antônio Cruzeiro fez o que parecia impossível com a ótima série Missão: Imposível! da TV: transformá-la numa enorme bobagem no cinema! Ele fez com Missão o que Joel Schumacher fez com o Batman!
    Ah! E vc, Zandali, nunca está ausente! Você é uma rosa púrpura num jardim de rosas brancas!
    Acredito sim… 200 km? O que são 200 km em linha reta?
    Beijos mil, cor de anil!

  3. Ver essa minisérie filmada é um sonho pra mim. Só torço para que não tenha sido “infantilizada” como o cinema americano costuma fazer, no intuito de atrair mais público.
    Contagem regressiva…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s