Os verdadeiros caminhos da Índia

Latika e seu belo sorriso - CLIQUE PARA AMPLIAR ESTA FOTO EM ÓTIMA RESOLUÇÃO
Se a Índia despertou uma enorme curiosidade por causa dos costumes exóticos mostrados na tv ultimamente e, por isso, você acredita que o filme Quem Quer Ser Milionário? (Slumdog Millionaire) é uma história de amor repleta de glamour e sofisticação, esqueça. A primeira coisa que você vai descobrir quando começar a sessão é que naquele país não se fala português. É a pura verdade! Nada de Tony Ramos nem Lima Duarte (e de nenhum ator conhecido por aqui)!

Além disso, você terá que se segurar nos primeiros 20 minutos: eles podem deixar seu estômago embrulhado. Minha mãe (coitadinha) foi inadvertidamente pensando em ver uma linda comédia romântica e não chegou aos 15 minutos de projeção. :>)  Mas, acredite, se você passar no teste não vai sair do cinema decepcionado! Não é à toa que Quem Quer Ser Milionário? foi o grande vencedor do Oscar deste ano saindo vitorioso em oito categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor (VEJA AQUI os indicados e os vendedores do Oscar 2009).
Para ter o autógrafo de seu ídolo, vale tudo (hummm... isso não parece chocolate. Nem lama...) - CLIQUE PARA AMPLIAR ESTA FOTO EM ÓTIMA RESOLUÇÃO  Adivinhe o que ele está segurando na mão direita - CLIQUE PARA AMPLIAR ESTA IMAGEM EM ÓTIMA RESOLUÇÃO
O filme de Danny Boyle, que já pode ser conferido no Brasil em muitas pré-estréias, mostra a Índia real, assim como Cidade de Deus mostrou para o mundo a realidade brasileira nua e crua. Aliás, as duas produções têm estética muitíssimo semelhante que acentua a força de suas histórias. Porém, Quem Quer Ser Milionário? tem o final que todo mundo quer ver, otimista, simpático e digno das melhores histórias românticas de Hollywood.

Apesar de mostrar uma realidade chocante, esta é realmente uma grande história de amor entre duas crianças abandonadas – Jamal e Latika – que crescem e aprendem a sobreviver nas ruas imundas e favelas de um país onde boa parte da população venera um deus chamado Brahma, vacas são sagradas e as crianças podem viver no lixo. Algo muito parecido com o que acontece no Brasil: só que aqui nós bebemos o deus e comemos as vacas.
Latika toma um banho de Lua - CLIQUE PARA AMPLIAR ESTA FOTO EM ÓTIMA RESOLUÇÃO
O filme começa com o jovem Jamal Malik de 18 anos sendo torturado pela polícia. Ele é suspeito de ter trapaceado ao responder corretamente todas as perguntas do programa Quem Quer Ser Milionário?, grande sucesso também na tv da Índia. Afinal ninguém acredita que um “slumdog” – um favelado – que cresceu sem receber qualquer tipo de educação pudesse chegar ao prêmio máximo. Para explicar como ele acertou as respostas, Jamal começa a contar sua incrível história na delegacia. Assim como Scherazade seduz o sultão com seus contos, Jamal encanta o delegado (e os espectadores do filme) com uma trama que une suspense, humor e romance na medida certa.
Um perfume azedo está no ar - CLIQUE PARA AMPLIAR ESTA IMAGEM EM ÓTIMA RESOLUÇÃO
Para captar a realidade das ruas da Índia, toda a equipe de filmagem se preparou nas locações, nas próprias favelas e começaram a filmar algumas tomadas duas semanas antes do programado apenas para se adaptar ao ambiente. Muitas cenas foram realizadas na maior favela da Índia – Dharavi –, e na mais vibrante – Juhu, que está situada bem próxima ao aeroporto e pode ser vista por qualquer pessoa que chegue de avião a Mumbai. Segundo estimativas, nessa favela vivem mais de um milhão de pessoas. “É uma mini-metrópole crescendo sem freios”, disse Danny Boyle a respeito do lugar. “Colocamos o máximo possível desses barracos no filme”.
Irmãos tentam sobreviver nas ruas de Mumbai - CLIQUE PARA AMPLIAR ESTA IMAGEM EM ÓTIMA RESOLUÇÃO
Quando o diretor chegou a Mumbai, descobriu fascinado a mistura entre a pobreza absoluta e a mais alta tecnologia (isso sempre chama a atenção de quem vive em lugares ricos…). “Já estive em países muito pobres, em favelas no Quênia, mas aqui existe esse cheiro que te pega primeiro, essa incrível mistura de excremento – que pertence a todos nós – e açafrão. É simplesmente a mistura do doce com o azedo” declarou.  “O que é extraordinário sobre a Índia é que eles são um dos líderes em energia nuclear. Ou seja, estão entre os seis ou oito países que mais têm energia nuclear no mundo, mas por outro lado, não têm banheiros públicos”.
Na fuga de Mumbai, os irmãos deixam para trás muitas lembranças - CLIQUE PARA AMPLIAR ESTA IMAGEM EM ÓTIMA RESOLUÇÃO
Sobre as declarações de Boyle, o que ele chama de “extraordinário” eu chamaria de “assustador”. Além disso, quando disse “que pertence a todo nós” (o cheiro de excremento), ele só escamoteou sua sensação tentando minimizar a crueza das palavras e da realidade local. De qualquer maneira, nem bem estreou nos cinemas, já estou aguardando ansioso o lançamento do filme em dvd para que eu possa assisti-lo novamente e ver os extras, sempre generosos nos lançamentos da Europa, distribuidora do filme no Brasil. Na estante, ele ficará ao lado de Cidade de Deus.
Danny Boyle durante as filmagens - CLIQUE PARA AMPLIAR ESTA FOTO EM BOA RESOLUÇÃO CLIQUE PARA AMPLIAR ESTE POSTER EM BOA RESOLUÇÃO
Todas as fotos publicadas neste texto são cenas do filme, exceto as duas de cima: uma mostra o diretor explicando uma tomada durante as filmagens; a outra, o poster brasileiro do filme.
Todas as imagens podem ser ampliadas em ótima resolução.

2 comentários em “Os verdadeiros caminhos da Índia

  1. olha eu adorei o filme, muito bom mesmo!
    mais o que ajudou muito foram os personagens principais do filme, a “Latika” interpretada pela atriz e modelo “Freida Pinto” e o “jamal” interpretado pelo ator “Dev Patel”.
    no filme os olhares deles eram muito verdadeiros, muito espontaneo, talvez, e na minha opiniao foi o que deixou o filme melhor, ficaram apaixonados um pelo outro, eles ja estaojuntos a mais de um ano e meio, foi o que me deixo mais vinculado no filme um casal mais que perfeito.
    adorei o filme!!!

    1. sabe depois de tanto tempo que o filme foi lançado saber que os dois atores estao juntos me deixou muito contente, ver o casal sair do filme para a vida real.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s