Nunca te vi


Devo confessar: até pouco tempo atrás não havia assistido a Nunca te Vi, Sempre te Amei (84 Charing Cross Road). Era uma falha, reconheço. Falha essa que corrigi recentemente ao comprar o dvd do filme. Uma edição paupérrima (sem extras) que a Sony lançou em formato de tela cheia, um verdadeiro absurdo para quem gosta de cinema. Mas era o que existia no mercado. Sempre imaginei que não havia pressa para assisti-lo pois sabia que iria gostar do filme, afinal além de ter no elenco dois dos maiores atores do cinema mundial – Anthony Hopkins e Anne Bancroft –, o tema é muito atraente. Mas me despertou muito interesse em ver o filme agora depois que, numa arrumação, encontrei o lp (o famoso long play de antigamente) com a trilha sonora do filme.

Não falei que os dois protagonistas contracenam simplesmente porque eles não se encontram em nenhum momento na história da escritora americana e do bibliófilo inglês que trocam correspondência por muitos e muitos anos. Isso faz com que os personagens se afeiçoem profundamente, criando uma relação de cumplicidade e de carinho. Hoje em dia, com a internet e com o encurtamento das distâncias do mundo globalizado, dizem que conhecer e “gostar” de uma pessoa que não se conhece é muito comum. Várias pessoas começam um relacionamento através da troca de mensagens freqüentes que a internet possibilita. Acontece que, normalmente esses relacionamentos são mais fugazes e sem consistência. Mas, no filme, não é o que acontece. É algo que se aprofunda com o tempo e com a enorme identificação que um acaba sentindo no outro, mesmo que o personagem interpretado por Hopkins seja casado. Um casamento absolutamente burocrático, diga-se de passagem. Fico imaginando que, se eles se encontrassem o casamento do bibliógrafo se sustentaria? Imaginemos, pois… E você já se apaixonou por alguém sem conhecer?

As imagens que ilustram este texto foram digitalizadas do tal lp que encontrei em meus guardados. Leia mais sobre o filme aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s