Fantomas, da Editorial Novaro


Foi uma grande surpresa quando entrei numa comic-shop em Miami, a A & M Comics & Books e encontrei dezenas de revistas do Fantomas, personagem que fez muito sucesso nas décadas de 1960 e 70 no México. Cheguei nessa loja por acaso e acabei descobrindo que ela é, segundo o dono, a segunda comic-shop mais antiga dos Estados Unidos. Ela é pequena, escura e repleta de revistas, livros, estátuas, brinquedos, jogos, etc, etc. Coisas penduradas por todos os lados, empilhadas, uma bagunça organizada. Me senti no meio de um armazém de secos & molhados, mas só com coisas ligadas a quadrinhos, rpg, cinema, animação, tv.

E, foi olhando rapidamente esse monte de coisas que encontrei uma caixa com várias revistas da década de 1970 da Editorial Novaro, uma antiga e respeitada editora mexicana especializada em publicar quadrinhos – a maioria traduzidas dos Estados Unidos – e livros infantis. Muito parecido com o que a Ebal fez no Brasil. Aproveitei para comprar umas poucas revistas antigas, entre elas, estas duas edições de Fantomas: o número 132, de 5 de setembro de 1973, com a história O Grande Festival de Rock em Luxemburgo (capa reproduzida acima), e o número 152, de 22 de janeiro de 1974, que coloca Fantomas numa aventura com sereias em O Aquário Fantástico (abaixo).

Você estranhou que as revistas do Fantomas tem dia de lançamento, e não só o mês? E que, em pouco mais de quatro meses foram lançadas 20 edições? É isso mesmo! O personagem, cujas aventuras eram totalmente produzidas no México, era tão popular que sua revista saia semanalmente. Num próximo texto explico melhor essa história.
A página abaixo mostra o início da aventura do grande festival de Rock. Veja que Fantomas cita Andy Warholl logo no primeiro balão, fazendo uma referência aos filmes undergrounds dirigidos e produzidos pelo papa do pop. Clique nas imagens para ampliá-las em alta resolução!

Um comentário em “Fantomas, da Editorial Novaro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s