Os Monkees: 45 anos na onda!

The Monkees #1 - Ebal
“Hey! Hey! We’re The Monkees!” A Beatlemania estava no auge e a Jovem Guarda explodia no Brasil. Nos Estados Unidos, o produtor e diretor iniciante Bob Rafelson, que mais tarde seria conhecido por filmes como Cada Um Vive Como Quer (com Jack Nicholson) e o sensual O Destino Bate à sua Porta (de 1981, com Nicholson e Jessica Lange), tem uma grande idéia: lançar uma série de tevê sobre um grupo de rock ‘n’ roll num estilo semelhante ao grande sucesso cinematográfico dos Beatles A Hard Day’s Night, dirigido por Richard Lester e lançado em julho de 1964 (no Brasil recebeu o título de Os Reis do Iê Iê Iê).
Os Monkees
Rafelson se juntou ao produtor Bert Schneider e em 1965 começaram a dar forma ao primeiro projeto de tv da dupla, a sitcom chamada The Monkees! Depois da escolha do elenco e de um bem elaborado plano de marketing que incluíu o estratégico lançamento, em agosto de 1966, do primeiro single do grupo, Last Train to Clarksville (abaixo o clipe), poucas semanas antes da estréia do programa de tv, eis que os Estados Unidos são apresentados aos Monkees em 12 de setembro! O quarteto era formado por Michael Nesmith, Peter Tork, Davy Jones e Micky Dolenz, que era o baterista mas, na verdade, nem sabia tocar o instrumento na época.


O sucesso veio imediatamente! Um long-play dos Monkees foi lançado no mês seguinte e a dupla de produtores ganhou o Prêmio Emmy de Melhor Série de Comédia em 1967. The Monkees tinha o espírito colorido da época, era engraçada, com personagens carismáticos e abusava do non-sense. Assim, nesse mesmo ano ela foi adaptada também para os quadrinhos pela Dell Comics, sendo publicada até 1969. Em janeiro de 1968 a revista Os Monkees chega ao Brasil editada pela Ebal (Editora Brasil-América), de Adolfo Aizen. A capa, reproduzida acima, trazia a chamada “Uma turma pra frente!”. A Jovem Guarda estava na onda.

Porém, nem tudo eram flores e o programa foi cancelado em 1968, depois de três temporadas no ar. Mas o grupo não se desfez imediatamente e continuou tocando e lançando discos até 1971, para a felicidade dos fãs, que até hoje curtem as canções do grupo.

Ah! E lembra daquela música que Burro e a turma do Shrek canta no final do primeiro filme da série? I’m a Believer? Você não acreditou que essa música foi feita especialmente para essa animação, não é? Assista abaixo ao clipe da canção composta por Neil Diamond e gravada pelos Monkees em 1966. Sim… I’m a Believer tem 45 anos! E os Monkees também!

Visite o site The Monkees para conhecer mais essa turma pra frente! E visite nosso blog no Amazon para comprar os dvds da série ou os cds com as músicas dos Monkees.
Clique nas imagens para ampliá-las.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s