Pafúncio, um velhinho centenário

pafuncio-marocas03nt
No dia 12 de janeiro de 1913 – portanto, há exatos 100 anos –, era publicada pela primeira vez em diversos jornais norte-americanos a série Bringing Up Father, criada pelo cartunista George McManus. A historieta, distribuída pela  King Features Syndicate, mostrava as aventuras de Jiggs, um simplório imigrante irlandês que ganha uma pequena fortuna apostando em corridas de cavalo e logo tem que tentar mudar hábitos e estilo de vida para se adaptar à alta-sociedade.
Recuperação de imagem: Francisco UchaPublicada na revista Pafúncio, da RGE.
Um boa-vida, Jiggs é casado com Maggie, uma mulher que adora cantar e azucrinar a vida boêmia do marido. Bringing Up Father se tornou um grande sucesso nos Estados Unidos, e logo suas histórias foram adaptadas para o teatro, cinema, desenhos animados e para o rádio. Foi umas das tiras e páginas dominicais de maior longevidade, sendo publicada durante 87 anos, encerrando sua carreira em maio de 2000. Zeke Zekley, assistente de McManus a partir de 1935, colaborou intensamente com roteiros e desenhos até 1954, quando George McManus morreu. A partir daí, a tira ganhou novos desenhistas, escolhidos pela King Features Syndicate.
marocascantant
No Brasil, os personagens de McManus também se tornaram muito populares e foram batizados como Pafúncio e Marocas. No início dos anos 60, a Rio Gráfica e Editora, de Roberto Marinho, lançou a revista Pafúncio, com periodicidade bimestral.
pafuncio03nt
pafuncio-marocasnt

3 comentários em “Pafúncio, um velhinho centenário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s