Em qual galáxia fica o Planeta Mongo?


“Mongo? Planeta Mongo? O que é isso, afinal?”, perguntariam os mais jovens ou aqueles que nunca se interessaram por histórias em quadrinhos ou literatura de ficção científica. A resposta é muito simples: Mongo é o planeta que era dominado pelo cruel Imperador Ming, ditador que ameaçou destruir o nosso Planeta Terra em janeiro de 1934. Na realidade, esse foi mês em que começaram as ser publicadas as histórias fantásticas de Flash Gordon nos suplementos dominicais dos jornais nos Estados Unidos.

Flash Gordon, o herói que colocou um ponto final nas intenções malignas de Ming, foi criado 35 anos antes de o homem colocar os pés na Lua pelo desenhista Alex Raymond e se tornou uma referência em aventuras espaciais. O design desenvolvido por Raymond para as histórias do personagem povoou a imaginação de crianças e adultos por décadas e inspirou muitos autores a partir de então. Entretanto, o personagem não foi o primeiro a singrar o espaço sideral em busca de aventuras. Flash Gordon foi desenvolvido sob encomenda da King Features Syndicate que procurava uma nova série em quadrinhos para competir com Buck Rogers, um outro famoso herói do espaço que surgiu em 1928 e que ganharia as páginas dos suplementos dominicais de quadrinhos a partir de janeiro de 1929.

Menos de três meses depois de lançado nos Estados Unidos, em março de 1934, Flash Gordon chegaria ao Brasil pelas mãos do lendário editor Adolfo Aizen e seu Suplemento Infantil (mais tarde mudaria de nome para Suplemento Juvenil). Assim como em sua terra natal, Flash Gordon foi um estrondoso sucesso por aqui. Em dezembro de 1973, através de sua Editora Brasil-América, Aizen relançaria o álbum de luxo, Flash Gordon no Planeta Mongo – lançado pela primeira vez em 1936 –, comemorando os 40 anos de publicação do Suplemento Infantil.

Poucos personagens conheceram tantas mídias quanto a criação imortal de Alex Raymond: além dos quadrinhos, Flash Gordon ganhou adaptações para o cinema, televisão, rádio, desenhos animados, livros, revistas, além de gerar inúmeros produtos de merchandising. Flash Gordon é um personagem totalmente multimídia. Não é sem razão que este blog homenageia o personagem e o autor. Um Blog no Planeta Mongo é simplesmente uma homenagem aos quadrinhos – principalmente os clássicos –, e aos quadrinhos em movimento do cinema e dos desenhos animados. É também uma homenagem à ficção-científica e fantasia, aos desenhistas talentosos, à televisão e à arte multimídia.

Inspirado no galante traço de Alex Raymond, este espaço virtual procura dar ênfase às imagens. Por isso, a maioria dos textos são ilustrados com fotos e desenhos que podem ser ampliados em boa resolução. A grande maioria das imagens recebe algum tratamento especial antes de ser publicada. E agora que você já sabe onde fica o Planeta Mongo, aproveite para conhecer Um Blog! em Quadrinhos, que tem um conteúdo complementar a este Um Blog no Planeta Mongo.

Portanto, seja bem vindo de volta ao futuro!

Um comentário em “Em qual galáxia fica o Planeta Mongo?

Os comentários estão encerrados.