Piteco, o protetor dos animais

Em 1965 Mauricio de Sousa lançou uma coleção de três livros infantis pela Editora FTD (como descrito aqui). Um deles foi chamado simplesmente com o nome do homem pré-histórico criado pelo Pai da Mônica: Piteco. O livro trazia uma história desse personagem e outra com o Penadinho e sua turma. A aventura do Piteco é bem interessante porque mostra a preocupação do Mauricio em passar para as crianças uma mensagem a favor de uma alimentação mais vegetariana.

Na história, os moradores da aldeia do Piteco sofrem com a escassez de carne, e ele promete caçar dinossauros para todos. Em sua busca, Piteco acaba salvando um dinossauro e os dois se tornam amigos. Sem coragem para matar o bicho, Piteco consegue incentivar, em sua aldeia, o consumo de frutos no lugar de carne. Já nos anos 60, Mauricio levantava questões que hoje em dia estão em pauta.

A aventura que encerra o livro foi chamada de Penadinho Contra o Caçador de Cabeças. Ela começa com uma apresentação da turma do além, que “mora num cemiteriozinho lá nos arredores da cidade”. Depois das apresentações, Penadinho descobre que Cranícola, que era um “crâneo” (um gênio, segundo a gíria da época), está apavorado porque chegou ao cemitério o fantasma de um caçador de cabeças. E, por motivos óbvios, Cranícola estava ‘morrendo’ de medo! Mas, na realidade, tudo não passou de um grande mal-entendido. Ops, isso foi um spoiler! :-)


De acordo com o expediente publicado na segunda página, o livro foi realizado nos estúdios de Mauricio de Sousa Produções, e informa que o copyright é de Mauricio Araujo de Sousa. O crédito para os artistas era o seguinte: Criações de Mauricio. Arte Final de Paulo Wamazaki. Cores de Joel Link e Alberto (Dudu) Djinishian. Os colaboradores foram Márcio Roberto, Sergio Cantara e José Aparecido.

Era um belo livro. Raríssimo, hoje em dia.

Acima, páginas da história do Piteco. Abaixo, frontispício do livro (clique nas imagens para ampliá-las)

Um comentário em “Piteco, o protetor dos animais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s